sexta-feira, 13 de julho de 2018

13 de Julho: Dia Mundial do Rock

O que você achou? 

A data surgiu depois que o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrado como Dia Mundial do Rock.


rock and roll surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundoNo final da década de 1950 o rock desembarcou No Brasil. Os primeiros sucessos de rock genuinamente brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo

Nos anos sessenta, surgiu a Jovem Guarda, primeiro movimento do rock no país e de sucesso entre boa parte da juventude brasileira. Inspirado nas letras românticas e no ritmo acelerado padrão nos EUA, o gênero se popularizou em terras brasileiras através de cantores como Roberto CarlosErasmo Carlos e Wanderléa.

No final da década, o grupo Mutantes misturou o rock à diversidade da música brasileira. Foram também os primeiros a serem conhecidos no exterior. Na virada para a década de 1970, surgiram, no cenário rock brasileiro, nomes como Raul SeixasRita Lee e o grupo Secos e Molhados.

No dia 13 de julho de 1984, houve um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, na Filadélfia, e nos Estados Unidos.  O grande evento, chamado Live Aid ,  foi uma iniciativa do artista Bob Geldolf  que tinha como objetivo principal conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia.
Renomados artistas e grupos de rock da época, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton, e  Black Sabbath, participaram do evento.

Os shows foram transmitidos ao vivo pela BBC para diversos países e abriram os olhos do mundo para a miséria no continente africano. Na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrado como Dia Mundial do Rock.

Mesmo sendo conhecido por Dia Mundial do Rock, esta data somente é comemorada no Brasil. A iniciativa surgiu graças a uma campanha promovida por duas rádios paulistas em 1990 que consagraram o dia 13 de julho como Dia do Rock.


Nenhum comentário:

Postar um comentário