segunda-feira, 16 de julho de 2018

Visite Recife: Museu do Estado de Pernambuco

O que você achou? 
Localizado no bairro das Graças, o museu ocupa uma área de 9.043 m2, com amplo estacionamento, jardins ornamentados e várias esculturas. (Foto: Aline Silva)

Criado em 1929, o Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), está instalado desde 1940 no Palacete Estácio Coimbra, onde foi por muitos anos a residência da família do Barão de Beberibe.


O Museu, contabiliza no seu acervo cerca de 14 mil peças históricas, que variam entre: Mobiliários pernambucanos, da  Coleção do Liceu de Artes e Ofícios, com ricos entalhes e de estilos variados. Imagens cromadas e policromadas que fazem parte da Coleção de Arte Sacra e a Lívio Xavier. Objetos do período Colonial da Coleção Braz Ribeiro de porcelanas oriental e europeia do final do séc 19. E várias  outras...


A Cultura indígena e a Cultura Afro - brasileira também estão muito bem representadas no acervo do Museu. A Coleção Carlos Estevão, uma das maiores e mais importantes coleções do Brasil possui quase quatro mil artefatos indígenas da bacia Amazônica e do Nordeste brasileiro. E a Coleção Afro – brasileira mostra elementos representativos do Xangô de Pernambuco, contendo objetos simbólicos sagrados, que representam marcas ancentrais da civilização africana no Brasil.


Além do Palacete, o MEPE abrange o Anexo I – Espaço Cícero Dias, com capacidade para abrigar exposições de médio e grande porte, o Anexo II – uma casa onde são realizados cursos e oficinas de arte, e o Centro de Documentação Cícero Días, onde funciona uma biblioteca especializada em arte e história com mais de 5 mil volumes entre livros, catálogos e periódicos. 

Museu do Estado de Pernambuco

Endereço: Avenida Rui Barbosa, 960 - Graças - Recife 
Horários de visitação:Terça a Sexta: 9 às 17h

Sábados e Domingos: 14 às 17h
Acesso: Gratuito
Visitas guiadas fone: (81) 3184.3174


Nenhum comentário:

Postar um comentário