segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Cepe lança obra póstuma do escritor pernambucano Marcus Accioly

O que você achou? 
Na ocasião, os poetas Alexei Bueno, Carlos Nejar e o editor da Cepe, Wellington de Melo falarão sobre a obra e a trajetória do escritor.

Nesta quarta-feira (12), a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) lança o primeiro livro póstumo do escritor Marcus Accioly

Marcus é considerado uma das mais importantes vozes da poesia regional contemporânea. "Don Juan-Don Giovanni", peça em dez jornadas, foi o seu último trabalho. A obra será lançada na Academia Pernambucana de Letras, a partir das 19h. 


Na ocasião, os poetas Alexei Bueno, Carlos Nejar e o editor da Cepe, Wellington de Melo falarão sobre a obra e a trajetória do escritor pernambucano.

Nas dez jornadas que dividem o texto para teatro, Don Juan-Don Giovanni é ameaçado por um fantasma do passado, tem medo da Morte, ao mesmo tempo em que se sente atraído por ela pelo fato de ser feminina. E, mesmo sem morrer, vai ao inferno e lá se torna amigo do Diabo. 

Entre comédia e tragédia, plano real e sobrenatural, o galã reflete sobre a própria vida, passado e presente, amor e solidão.

Vívido da primeira à última cena, Accioly orquestrou com maestria os diálogos que constroem a narrativa e seus personagens, todos organizados em versos, como tradicionalmente escrevia.


Sobre o Escritor


Marcus Accioly é um poeta, escritor e professor pernambucano, nascido no município de Aliança em 21 de janeiro de 1943. Fez parte da chamada Geração 65 de Pernambuco e do Movimento Armorial junto com Ariano Suassuna. 

Ao longo da sua trajetória, publicou 14 livros, deixando outros 30 ainda inéditos. Sua poesia foi traduzida para o espanhol, francês, alemão e musicada por grandes nomes, como Capiba, Cussy de Almeida e Arnaut Matoso. 

Teve a obra reconhecida através de grandes prêmios literários, entre eles o Olavo Bilac, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Ocupou a cadeira de número 19 da Academia Pernambucana de Letras.

O escritor faleceu no dia 21 de outubro de 2017, deixando várias obras inéditas.


Serviço

Lançamento do livro Don Juan-Don Giovanni


Data: Quarta (12) 
Horário: 19h
Local: Academia Pernambucana de Letras
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 1.596, Graças



Nenhum comentário:

Postar um comentário