quarta-feira, 1 de maio de 2019

CineRuaPE promove oficina de curadoria cinematográfica

O que você achou? 

Realização é voltada para profissionais do audiovisual; atividade será ministrada pela professora, pesquisadora e curadora Amaranta César.
Entre os dias 20 a 22 de maio, o Coletivo CineRuaPE promove a oficina de curadoria cinematográfica no INCITI; as inscrições poderão ser realizadas até o dia 17 de maio.

A atividade será ministrada pela professora, pesquisadora e curadora Amaranta César.



O Coletivo CineRuaPE tem a proposta de reunir esforços, promover atividades e discutir estratégias de continuidade, sustentabilidade e a conscientização da importância de preservação dos cinemas de rua.

A oficina dedica-se, em primeiro lugar, a apresentar pressupostos teóricos sobre curadoria em cinema, através do entendimento desta atividade como uma práxis crítica.

Em segundo lugar, fomentar uma reflexão a partir da análise de experiências de curadoria e programação em cinema, abordando alguns impasses na relação com as obras e com o desejo de promover os contextos de recepção e circulação nas quais elas estão inseridas.

Pretende-se debater sobre o modo como a atividade de curadoria e programação pode responder com uma ação, no próprio cinema, à interpelação política dos filmes e às urgências do presente.

 Diante da emergência de práticas cinematográficas que dão formas às lutas de minorias e movimentos sociais diversos por visibilidade e justiça, busca-se refletir e experimentar modos engajados de atuação curatorial.

Sobre Amaranta César


Amaranta César é Professora adjunta de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui graduação em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1998), mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2002), doutorado em Cinema e Audiovisual e Pós-doutorado na New York University. 

Coletivo CineRuaPE - Fundado em novembro de 2015, durante a programação do VIII Janela Internacional de Cinema, tem o intuito de reunir esforços, promover atividades e discutir estratégias de continuidade, sustentabilidade e a conscientização da importância de preservação dos cinemas de rua restantes a fim de propor a criação de um circuito independente de salas de cinema de rua.

SERVIÇO:

Oficina e Curadoria e Programação em Cinema:
 reflexões teóricas e práxis crítica com Amaranta César
Data: 20 a 22 de maio
Local: Rua do Bom Jesus, nº 147 – Recife Antigo 
Valores: R$ 200 | R$ 180 cota social 
*Cota Social: negrxs, índixs, pessoa com deficiência, estudantes de escola pública e de baixa renda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário