segunda-feira, 1 de julho de 2019

Superação de Vida: conheça a história de Sâmia Verás

O que você achou? 
Sâmia será uma das homenageadas do prêmio Jurema Mulher que acontece nesta quinta-feira (4).

Nascida na cidade de Campina Grande na Paraíba, filha de Neide Maria de Araújo Véras e Emmanuel Guimarães Véras, Gdnia Sâmia Araújo Véras, é primogênita de uma descendência de cinco irmãos, pedagoga e escritora de literatura infanto juvenil.

Sua trajetória social e política principiou nos movimentos estudantis e consequentemente quando entrou para o quadro de professores do Colégio Souza Leão, foi nessa época que sua trajetória iniciou-se com força total dando ênfase a educação como base primordial para o crescimento e desenvolvimento da nação.

No Colégio Souza Leão obteve muitas experiências, ocupou o cargo de Coordenadora Pedagógica e posteriormente Gestora Pedagógica, em consequência instituiu o Colégio Vitória, gerando emprego e trazendo um diferencial a sociedade com sua proposta pedagógica.

Durante 6 anos foi voluntária do Projeto do Governo Federal Brasil/Alfabetizado - Programa Paulo Freire, exercendo a função de alfabetizadora. Sua vocação pelos projetos sociais e mediadora de conhecimentos era notória bem como, a de escrever.

Escritora

Autora de 5 títulos no seguimento infanto-juvenil, intitulados: ''Márcia e o Macaco Bambam'', ''Megui e a Faxina no Céu'', ''João - Um Menino Esperto'', ''O Sapo Engraçado e a Perereca Ranzinza'', Rayane e a Letra ''U'' De Jacaruva, todos publicados pela Editora Construir. 

Em 2015 consolidou-se  como escritora onde seus títulos foram lançados e distribuídos em escolas por todo o Brasil. Viajou para alguns estados lançando os livros pela Livraria Cultura de Pernambuco, entre eles Salvador.                   

Após o lançamento dos títulos criou o Projeto Leitura, Conto e Arte, desenvolvendo o projeto em 30 escolas na região metropolitana do Recife onde foram entregues 10 mil livros, levando a cultura, a arte e a leitura de forma dinâmica e construtiva.


Trabalhos Sociais

Amor pela profissão sempre foi sua palavra de ordem... Amor por projetos sociais sempre esteve presente em sua trajetória. Como Protestante desenvolveu um trabalho social bastante enriquecedor nas comunidades carentes falando do evangelho de Cristo Jesus resgatando vidas e alimentando a comunidade com distribuição de sopa/pão durante o período noturno.

As Mil Faces de Uma Plus

Seu sonho de criança era ser modelo e a vida não lhe proporcionou acreditando que Deus, realiza sonhos, hoje tornou-se um modelo para a Sociedade e desenvolve um Projeto Social Intitulado As Mil Faces de Uma Plus, que visa o empoderamento,  auto aceitação, inclusão  social, resgate da autoestima, saúde, moda e beleza da mulher Plus Size ou seja, da mulher fora dos padrões de beleza impostos pela sociedade ou mulher gorda, que tem prazer de trabalhar onde além de Professora pedagoga, escritora, é ativista do empoderamento Plus Size, defensora da mulher, líder e militante combatendo o preconceito e tabus impostos pela sociedade

O projeto As Mil Faces de Uma Plus é um projeto inovador reconhecido pela sociedade e por toda mídia do estado em todos as suas ações, pois o foco é mostrar as diferenças uma vez que, elas precisam ser respeitadas com veemência em suas diferentes vertentes.

Em consequência desse projeto foi instituído para a sociedade Pernambucana em 2018 a AMPSPE -Associação das Mulheres Plus Size de Pernambuco, onde atualmente exerce o cargo de Presidente.

Com a Instituição do Projeto na sociedade seu reconhecimento já se expandiu para outros estados brasileiros onde em março deste ano esteve presente no I Encontro de Lideranças e Autoridades Femininas com o tema "Violência Da Mulher e Empoderamento Feminino'' na Faculdade Anhanguera na Cidade de Pindamonhangaba em SÃO PAULO.

Sua inspiração vem de Deus, o Capitão do seu  barco, vem do respeito ao outro, da vontade de fazer acontecer a mudança do outro na sociedade . 

Líder, representando uma militância onde a tarefa do dia a dia não é fácil, ela aprende todos os dias com os erros e sempre procura  acertar, se colocando no lugar do outro e procurando compreender cada um. 

''Um movimento social é você viver em prol do povo e ter o respeito a responsabilidade e o dever de ser justo, verdadeiro e lutar com todas as suas forças pela credibilidade que o povo deposita em você''. Afirma ela. 

As ideias e os ideais surgem e não param quando se tem uma perspectiva e quando se coloca em prática as ideias, dando margens para as criações de surgimento e o resultado é notório na vida da sociedade e na transformação do ser.

Atuação política 


A política também sempre esteve presente em sua trajetória onde já fez campanha para Cleurinaldo de Lima (In Memória), vereador da cidade do Recife, Deputada Priscila Krause, Deputado Federal Daniel Coelho, onde foi filiada ao Partido Democratas e atualmente está a frente do Cidadania Mulher No Estado de Pernambuco, pois acredita que a participação da mulher na política é de extrema importância quando se faz com ética, comprometimento, respeito assegurando o direito do outro com veemência e lutando por toda sociedade.

Ela afirma que ama seu povo, sua cidade natal, seu Pernambuco, seu Brasil, seu Recife - Veneza Brasileira, terra dos altos coqueiros'.
E acredita na mudança onde seu lema é: 'Juntas A Mudança Acontece'.


Prêmios Recebidos


Durante sua trajetória Sâmia Véras vem deslanchando na carreira profissional, e já é reconhecida por seus méritos na sociedade Pernambucana com Prêmio de reconhecimento profissional com "Perolas Gravataenses''  recebido na cidade de Gravatá em Pernambuco.

Recebeu também no dia 25 de maio no Auditório das Tabocas no Centro de Convenções, o Prêmio ''Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco'' de Silene Floro e Ramos Silva que reconhecido através do Projeto de Lei n° 843/2016, de autoria do Deputado Antônio Moraes e sancionado pelo governador do Estado de Pernambuco Paulo Câmara, foi instituído para homenagear mulheres que nas diferentes atividades, lutam para tornar nossa sociedade mais justa e ética, contribuindo assim para um mundo melhor.

O Prêmio Jurema Mulher em sua II Edição, será o próximo que Sâmia Véras irá receber juntamente com outras grandes mulheres que se destacam com determinação, persistência e entusiasmo onde o objetivo é prestigiar mães, esposas, empreendedoras, que tem em comum a transformação de seus sonhos em realidade tornando-se exemplos. Entre elas estão  Ednete Miranda, Meire Godoy, Helena Almeida, Amanda Bastos, Cleide Santos, Lucélia Albuquerque, Marize Félix, Sheila Cohen, Cláudia Montes, Juliana Feitosa.

A entrega do prêmio que é uma idealização da Revista Jurema, onde Luciana Araújo assume atualmente a presidência, acontecerá na próxima quinta-feira (4),  às 19h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário